Atividade de EXTENSÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Defesa de Dissertação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFBA - 2004: 1) Bruno Souza, 2) Ana Waldschmidt, 3) Carlos Alfredo Carvalho e 4)Gilberto Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I Curso sobre abelhas sem ferrão da AGRUFBA: aula no Laboratório de Entomologia - 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Defesa de Dissertação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFBA - 2004

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso introdutório sobre a criação de abelhas sem ferrão para agricultores de Serrinha-BA na AGRUFBA - 2004

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula prática no Hymenoptário - 2003

 

 

 

 

 

 

Os componentes do Núcleo Insecta participam da realização de diversas atividades de extensão, como Cursos de Curta Duração, Mini-Cursos em Eventos Científicos, Palestras, Seminários, Feiras de Ciência, Dia de Campo, além de divulgar informações técnicas em Jornais, Magazines, Boletins, Circulares Técnicas e outros tipos de publicações.

O Laboratório de Entomologia da UFRB presta serviços gratuito a comunidade da região do recôncavo baiano sobre temas entomológicos, que variam desde a recomendação de táticas de controle de pragas a orientação sobre manejo de “abelhas sem ferrão”.

Outra forma de extensão é a organização e/ou a participação de eventos científicos, destacando-se, anualmente, o Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB, o Encontro de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação da UFRB, Semana Agronômica do PET Agronomia, entre outros.

Cursos Anuais:

 

Anualmente é oferecido um Curso sobre Criação de Abelhas sem Ferrão na UFRB. Além disso, alguns componentes participam do Curso anual sobre Controle de Pragas e Doenças de Fruteiras da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seminários para assentados em Novo Acordo-TO, 2002

 

 

 

 

 

 

INSECTA - Núcleo de Estudo dos Insetos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Divulgação:

 

“MELIPONICULTURA

Agricultores conhecem nova técnica.

 

Durante o curso de capacitação em meliponicultura (criação de abelha sem ferrão) que será realizado nos dias 14 e 15 de abril, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, os participantes terão a oportunidade de conhecer a técnica da desumidificação. O processo que consiste na retirada da umidade do mel, permite a conservação na temperatura ambiente sem precisar armazenar em geladeira logo após a coleta. Além da vantagem no armazenamento, o agricultor que utilizar essa técnica estará evitando o processo de fermentação do produto. Segundo Lana Clarton, técnica do MOC, a desumidificação foi trazida para a região através da parceria do grupo de pesquisa Insecta/UFRB e do MOC. Confira o folder com a programação completa do curso no site: www.moc.org.br.”            (Publicado no Boletim do MOC, Edição Nº 99 de 11.04.2007)